Assessoria de Imprensa

Objetivo: conquistar mídia espontânea e gratuita

assessoria de imprensa busca conquistar cobertura editorial na mídia, com apelo noticioso e não-comercial. Estar em destaque na mídia significa ter credibilidade e relacionar-se ao mesmo tempo com diversos públicos-alvo: formadores de opinião, governo, clientes e a sociedade em geral. E construir, ao longo do tempo, uma reputação positiva, que se traduz em valorização da imagem.

A assessoria de imprensa é a ferramenta de marketing responsável pela gestão do relacionamento de uma organização com os veículos de comunicação. A divulgação da empresa e sua marca acontece de maneira diferente da que acontece com a publicidade, por exemplo. O bom relacionamento com os veículos de comunicação gera ganhos de imagem.

Benefícios ao investir em assessoria de imprensa

Entre os principais benefícios ao contratar uma assessoria de imprensa, podemos destacar os seguintes:

  • Visibilidade na imprensa;

  • Ganho de reputação e fortalecimento de marca;

  • Difusão de informações positivas;

  • Alavancagem nas vendas (abre portas para possíveis clientes que nunca ouviram falar de sua empresa);

  • Maior encontrabilidade nos mecanismos de busca, já que o material enviado pela assessoria é publicado em sites e portais.

Ao terceirizar os serviços de assessoria de imprensa, a empresa tem à disposição profissionais especializados no assunto com anos de experiência na área.

Assessoria de imprensa x propaganda

A diferença básica entre assessoria de imprensa e propaganda é que a primeira gera mídia espontânea, como reportagens, entrevistas, notas etc. Ou seja: gera mídia de forma gratuita.

Já a propaganda é publicada mediante pagamento e o cliente publica o que quiser naquele espaço.

O espaço editorial, para veículos sérios e isentos, não tem preço; por esta razão tem mais credibilidade do que a publicidade.

O anúncio pago não traz a credibilidade do veículo, como uma matéria ou entrevista, por exemplo. Além disso, uma boa matéria ou entrevista em um veículo importante é capaz de alavancar negócios e trazer ganhos de imagem à empresa.

Principais clientes atendidos

Entre os clientes atendidos com os serviços de assessoria de imprensa pela Happy Hour Comunicação estão:

Superlógica - A Superlógica desenvolve soluções em software para gestão de condomínios. Seus produtos são usados em cerca de 6 mil condomínios. Além disso, a empresa mantém o portal Condoworks. Cliente desde abril de 2009.

Empreendemia - Rede social para o ambiente empresarial. O site tem como meta fomentar negócios entre empresas e fornecer, através do blog Saia do Lugar, informações úteis, práticas e diretas sobre gestão. Cliente desde março de 2010.

HM Engenharia - Com mais de 35 anos de mercado, a HM é uma empresa que projeta, incorpora e constrói unidades habitacionais para o segmento econômico. Especialista em projetos para o “Primeiro Imóvel”, a HM tem uma estatística própria de qualidade, o que traduz em grande valorização de seus imóveis depois de prontos, já projetou e construiu mais de 100 mil unidades habitacionais.

Rabixo - O Rabixo é o melhor amigo do homem, que geralmente nunca se lembra de comprar meias e cuecas. No site é possível escolher acessórios como meias, cuecas, camisinhas e produtos de higiene masculina, montar um kit com os produtos de sua preferência e pronto! O primeiro kit chega de um a dois dias úteis e os demais a cada três meses, período em que o cliente provavelmente vai precisar de novos produtos.

Grupo GSN - O grupo é a união de três empresas. A Templum é especializada na implementação de sistemas de gestão da qualidade. A Actuale atua com destaque na área de viabilização de contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Já o Instituto Futuro Cidadão (IFC) é o braço social do grupo, que desenvolve projetos nas áreas de educação, cultura e esporte. Cliente desde maio de 2008.

Ponto 1 Bar - Inaugurado em 1978, um dos bares mais tradicionais de Barão Geraldo e Campinas. Cliente desde fevereiro de 2008.

Casa da Criança Paralítica de Campinas - Entidade filantrópica cuja finalidade é o atendimento de crianças portadores de deficiência física. Cliente desde agosto de 2009.

Assessoria de imprensa no SlideShare

Veja nossa apresentação completa sobre assessoria de imprensa no SlideShare.

Assessoria de imprensa no blog da Happy Hour