Ferramentas na nuvem auxiliam gestão financeira de micro e pequenas empresas

Postado em 15/06/2013

• Com processos automatizados, sistemas reduzem tempo de gestão

• Além disso, diagnósticos tornam a vida da empresa mais fácil ao mostrar dados e gráficos organizados e fáceis de entender

É cada vez maior o número de micro e pequenas empresas que utilizam sistemas online de para facilitar e profissionalizar a gestão do negócio. Sistemas reduzem drasticamente o tempo antes usado para processos como emitir cobranças e notas fiscais. Além disso, as ferramentas mostram um diagnóstico completo da vida financeira da empresa.

A Superlógica é uma das empresas que desenvolvem sistemas de gestão. O software Superlógica Financeiro, que roda nas nuvens (direto na web, sem necessidade de instalação), foi criado especialmente para empresas de serviços que têm nas mensalidades a principal fonte de receita.

A ferramenta permite fazer toda a gestão de clientes e respectivas mensalidades, bem como o controle de inadimplência.

“Vimos que o mercado oferecia poucas opções para se gerenciar empresas de serviços que possuem clientes com pagamentos recorrentes e decidimos apostar nesse nicho. Empresas que faturam mensalmente para os mesmos clientes sofrem”, diz Carlos Cêra, sócio e diretor de novos produtos da empresa.

Os sistemas reduzem o tempo de gestão, pois automatizam diversos processos, como emissão de boletos e notas fiscais, por exemplo. “O que antes era algo trabalhoso e chato de fazer, hoje pode ser feito com poucos cliques e em alguns minutos”, diz Cêra.

No sistema desenvolvido pela Superlógica, é possível também receber pagamentos com cartão de crédito – a empresa tem uma parceria com a Cielo e aceita as bandeiras Visa, MasterCard e Elo).

A emissão de notas fiscais é integrada ao faturamento e ocorre em lotes, com um único clique após as faturas serem geradas.

Diagnósticos e relatórios

Outro aspecto interessante dos sistemas de gestão diz respeito aos diagnósticos e relatórios disponibilizados.

É possível saber de forma fácil, por exemplo, as mensalidades conquistadas e desativadas no mês, histórico de receitas, despesas e saldo ou ainda saber qual a destinação do dinheiro em um período selecionado.

“Bons sistemas financeiros mostram gráficos com a visão geral da empresa, mas também relatórios detalhados, com evolutivos e descrição de receitas ou despesas”, diz Cêra. “O grande diferencial é o cliente poder montar o relatório que faz mais sentido para o seu negócio.”

Sobre a Superlógica

Fundada em 2001, a Superlógica é uma empresa brasileira que oferece soluções em softwares de gestão para condomínios e empresas. Com presença em todo o território nacional, tem seus sistemas utilizados por mais de um milhão de unidades imobiliárias, cerca de 15 mil condomínios e mais de 1.000 administradoras.