Com apoio da Petrobras, Cosmópolis recebe o projeto Cidades da Solda

Cliente: 
Postado em 30/01/2013

Cosmópolis é a  2ª cidade do Estado de São Paulo a receber o projeto Cidades da Solda, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. Criado em junho de 2005, o projeto tem o objetivo de formar soldadores e maçariqueiros em comunidades carentes. A previsão é que Cosmópolis formar 400 soldadores nos próximos dois anos.

Cosmópolis possui 59 mil habitantes e cerca de 50% da população está vinculada, direta ou indiretamente à cadeia produtiva de Petróleo & Gás, sendo que aproximadamente 4.376 chefes de família trabalham na Refinaria de Paulínia (REPLAN). De acordo com Luiza França, gerente de capacitação profissional na Petrobras, esta edição do projeto em Cosmópolis visa capacitar pessoas que moram no entorno da Replan para que também trabalhem na expansão da refinaria e em outros empreendimentos.

“Mais de 70% dos alunos capacitados em nossos projetos estão empregados. A capacitação profissional é algo que não pode ser tirada do cidadão”, diz Luíza.

Segundo Gilmar Pires, da gerência de empreendimentos da Replan, em média, mais de 50% dos colaboradores que foram contratados para as obras da Modernização da Refinaria de Paulínia são moradores de Cosmópolis. “Uma das vocações da população é voltada para prestação de serviços no mercado de petróleo e gás. Nossa meta é empregar o maior número possível de alunos e promover sua contratação na cadeia produtiva de P&G”, destaca.

Empresas parceiras

Cidades da Solda - Cosmópolis integra as ações do PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis e de empresas parceiras, de porte internacional e nacional, tais como Belgo Bekaert Arames, ESAB – Elektriska Svetsnings Aktie Bolaget, Galvão Engenharia, EBE – Empresa Brasileira de Engenharia, 3M, Jaraguá Equipamentos Industriais, CONCRELONGO e Egesa Engenharia.

Segundo Gian Calvi, do ILTC - Instituto de Lógica, Teoria e Filosofia da Ciência, coordenador do projeto, a conquista desse espaço é o início de um sonho. “Para apoiar esse projeto basta nos procurar. Esperamos que todos possam ajudar a transformar Cosmópolis em uma cidade referência na RMC”, diz.

O prefeito de Cosmópolis, Antônio Fernandes Neto, convida outras empresas da cidade e da região para que se unam a estes esforços que são também de desenvolvimento e responsabilidade social e ambiental, como parceiros deste projeto. “Cidades da Solda será de grande importância para ajudar também a alcançar os objetivos de aumento da arrecadação do município”, explica.

A sede

No dia 9 de janeiro de 2013 foi inaugurada a sede do projeto com a presença de representantes das empresas parceiras, do prefeito de Cosmópolis e da sociedade. A sede foi construída em um terreno cedido pela Prefeitura de Cosmópolis, no bairro Recanto Novo Cosmópolis. O espaço possui três salas de aula, 16 cabines para aulas práticas de soldagem, banheiros, almoxarifados, sala de professores, recepção, espaço para convivência dos alunos, entre outros.

Marcelo Souza Nascimento, vizinho do Cidades da Solda de Cosmópolis, explica que os moradores do entorno ficaram muito satisfeitos e aliviados com a construção da sede do projeto. “Antes tinham muitos usuários de drogas, lixo, pessoas estranhas que dormiam por lá e causavam medo. Agora, já sentimos a diferença com os seguranças e a iluminação do local. Isso vai valorizar nossas casas e nosso bairro”, completa.

A primeira turma, composta por 60 alunos, já iniciou as aulas no dia 7 de janeiro. Graciélia da Silva, uma das alunas do projeto em Cosmópolis, acredita que o Cidades da Solda é uma grande oportunidade para todos. “É um novo mercado de trabalho para as mulheres também. Vamos ter qualificação e isso é um estímulo para novos desafios. Basta que tenhamos força de vontade”, diz.

Sobre o Cidades da Solda

Cidades da Solda é um projeto social patrocinado pela Petrobras no Programa Desenvolvimento e Cidadania, e tem o objetivo de formar soldadores e maçariqueiros em comunidades carentes, próximas a unidades industriais e fornecedores de bens e serviços. Em Cosmópolis atenderá 400 pessoas entre 18 e 59 anos, com baixa renda, prioritariamente, jovens das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, ou que se enquadram no perfil do programa.

Para participar do projeto é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e comprovar residência em Cosmópolis.

 Cidades da Solda - Cosmópolis integra as ações do PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis e de empresas parceiras.

 A realização, coordenação geral e gestão do projeto está a cargo do ILTC - Instituto de Lógica, Teoria e Filosofia da Ciência, uma instituição privada, de caráter técnico-científico, educacional e beneficente, sem fins lucrativos, criada há mais de 30 (trinta) anos. Para mais informações ligue para o ILTC no telefone (19) 3872-3532 e para cadastramento entre em contato com o CRTC no telefone (19) 3872-2535.