Projeto Cidades da Solda em Cosmópolis recebe apoio de grandes empresas

Cliente: 
Postado em 12/12/2012

A cidade de Cosmópolis foi escolhida para participar do projeto “Cidades da Solda”, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. O projeto tem o objetivo de formar soldadores e maçariqueiros em comunidades carentes, próximas a unidades industriais e fornecedores de bens e serviços.

Para isso, o projeto conta com o apoio de empresas parceiras,  preocupadas com o desenvolvimento local, de porte internacional e nacional, tais como  Belgo Bekaert Arames, ESAB– Soldagem e Corte, Galvão Engenharia, White Martins, EBE – Empresa Brasileira de Engenharia, Jaraguá Equipamentos Industriais e CONCRELONGO.

A Cidade da Solda de Cosmópolis atenderá 400 pessoas entre 18 e 59 anos, com baixa renda. Serão atendidos, prioritariamente, jovens das 1.532 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, ou que se enquadram no perfil do programa, das quais 500 encontram-se nos bairros vizinhos à futura Cidade da Solda, tais como Chico Mendes, Recanto das Laranjeiras e Jardim Beto Espana.

A realização e coordenação geral está a cargo do ILTC - Instituto de Lógica, Teoria e Filosofia da Ciência, instituição responsável pela gestão do projeto.

 

Conheça as empresas parceiras do projeto

Belgo Bekaert Arames

A Belgo Bekaert Arames é fornecedora de arames de aço, cabos e outros derivados. A companhia é consciente da importância de seu papel como empresa cidadã e, ao longo de sua história, já contribuiu por meio de vários projetos para o desenvolvimento econômico, cultural e socioambiental de comunidades vizinhas da empresa.

A companhia se preocupa em implementar ações que promovam resultados positivos para a comunidade e para a empresa. Com o apoio da Fundação Arcelor Mittal,responsável pelas políticas de responsabilidade social, a empresa já promoveu iniciativas sociais como o Cidadãos do Amanhã, Programa Cidadania Digital e Projeto Educar na Diversidade.

ESAB – Soldagem e Corte

A ESAB – Soldagem e Corte produz consumíveis e equipamentos para praticamente todas as aplicações de soldagem e corte. Mais de 100 anos de pesquisa, desenvolvimento e produção contínuos fizeram da ESAB uma das empresas líderes mundial em soldagem e corte e também um incomparável fornecedor mundial de produtos, tecnologia e serviços.

A implementação do projeto “Cidades da Solda” foi possível graças a uma parceria entre a ESAB e várias outras empresas e órgãos como o SENAI e prefeituras. O objetivo é a promoção e inclusão social de populações carentes a partir da formação de mão-de-obra especializada,

envolvendo os diversos "atores" das atividades de soldagem no país.

Galvão Engenharia

A Galvão Engenharia Brasil está entre as mais importantes empresas de engenharia e construção do Brasil, com um importante portfólio de obras e dedicação ao gerenciamento da implementação de projetos de infraestrutura de clientes governamentais e da iniciativa privada.

Para a empresa, responsabilidade social é uma forma de gestão baseada numa relação ética e transparente com os públicos e no desenvolvimento sustentável da sociedade na qual atua. A companhia tem como prática preservar os recursos culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

White Martins

A White Martins é reconhecida no mercado brasileiro como uma grande empresa de tecnologia e comercialização de gases industriais. Realiza diagnósticos de problemas de soldagem e levantamentos de dados visando definir custos atuais e os propostos por conta da introdução de novas tecnologias e também de executar serviços de qualificação de procedimentos de soldagem.

A White Martins apoia projetos nos campos da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. Com permanentes investimentos em tecnologia, inovação, disciplina de capital e gestão de pessoas, a companhia busca a excelência em suas operações, dando suporte aos seus clientes em ações de melhoria de desempenho ambiental e aumento de produtividade e eficiência energética. 

EBE

A EBE – Empresa Brasileira de Engenharia S/A é pioneira da engenharia nacional. Criou as primeiras estruturas gerenciais e treinou os primeiros engenheiros com capacitação para execução de obras eletromecânicas.

A empresa atua nos segmentos de geração de energias, indústrias nucleares, indústria de petróleo, petroquímica, siderúrgicas, papel e celulose, portos, aeroportos e metro-ferroviário. Entre as obras marcantes da empresa estão à implementação da Companhia Siderúrgica Nacional, da primeira refinaria da Petrobras, aeroportos Galeão e de Congonhas e Hidrelétrica de Itaipu.

Jaraguá Equipamentos Industriais

A Jaraguá se destaca como um dos principais fornecedores de bens de capital, atendendo aos mais variados setores da indústria. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa oferece ao cliente soluções de engenharia e infraestrutura elaboradas sob medida, conforme as especificações solicitadas. Com 55 anos de existência possui reconhecimento no mercado tanto como fabricante de equipamentos quanto no fornecimento de plantas completas no regime turn-key.

A Jaraguá pratica a cidadania organizacional por meio de ações para o desenvolvimento de seus recursos humanos e adota atitudes socialmente responsáveis na comunidade onde está inserida. Um exemplo disso é a parceria com o Senai para a formação de mão-de-obra qualificada, oferecendo cursos teóricos e práticos nas áreas de Caldeiraria e Soldagem. Essa parceria nasceu em 2000 e já formou cerca de 680 jovens. 

Concrelongo

Fundada em 2000, a Concrelongo atua com prestação de serviços de concretagem atendendo aproximadamente 70 cidades espalhadas pelo Interior Paulista e Sul de Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por meio de suas centrais fixas e móveis instaladas em canteiros de obra ou de acordo com a necessidade do cliente, com capacidade e estrutura para atender obras de grande, médio e pequeno porte. Possui no segmento de construção civil uma vasta linha de produtos direcionados a prestação de serviços de concretagem e capacidade de instalação em qualquer lugar do Brasil.

A Concrelongo também possui um departamento técnico atuante que trabalha em conjunto com a área operacional e comercial. O laboratório está estruturado para realizar o controle de qualidade dos materiais componentes e controle tecnológico do concreto. Suas ações de Responsabilidade Social ajudam a valorizar as profissões relacionadas com a construção civil e a pesquisa na área de concretagem e laboratório de concreto.

Para mais informações ligue para o ILTC no telefone (19) 3872-3532 e para cadastramento entre em contato com o CRTC no telefone (19) 3872-2535.