Serviço online permite a criação de escolas virtuais e incentiva a participação dos alunos

Cliente: 
Postado em 20/06/2012

Lançado recentemente pela e-Genial, empresa que possui sete anos de experiência no desenvolvimento de soluções para ensino pela internet, o Edukee (www.edukee.com) é uma plataforma que permite ao usuário criar e administrar sua escola virtual de forma rápida e fácil.

O serviço oferece diversas ferramentas que podem ser utilizadas para ministrar os cursos desenvolvidos pelo usuário e deixá-los mais interativos. Entre elas, as salas de aula virtuais com suporte a aulas ao vivo pela web, fóruns, vídeos e compartilhamento de arquivos. “Além destes recursos essenciais, a plataforma também incentiva e motiva os alunos oferecendo recompensas reais", diz Carlos Eduardo Franco, da e-Genial. 

O executivo acrescenta que a plataforma incentiva e motiva os alunos, e também oferece recompensas baseadas no desempenho de cada um. “Por meio de jogos, os participantes dos cursos e eventos online ganham pontos e status. Os pontos podem ser trocados por cursos, descontos especiais e outros prêmios”, observa. 

Franco explica que o ensino pela internet pode ir além dos ambientes chatos e estáticos encontrados atualmente. “É preciso haver integração entre os alunos e instrutores. Com o Edukee isso é possível, pois o usuário pode criar um curso e participar de outros no mesmo instante”.

Gamificação incentiva alunos

“O grande destaque do Edukee é o incentivo que a plataforma oferece aos alunos por meio da gamificação”, destaca Franco. O empresário explica que a gamificação funciona da seguinte forma: os alunos interagem por meio dos fóruns e provas, e estas interações geram pontos. Dessa forma, o Edukee cria um ranking de pontuação, permitindo aos alunos trocar seus pontos por outros cursos, prêmios e descontos. 

Para deixar o ambiente mais divertido, cada nível de pontuação do Edukee é ilustrado por um personagem diferente. O iniciante é representado por um "panda", o aluno que está mais experiente é considerado um “jedi”, depois "ninja", até atingir a posição de “mestre dos magos”.

 

Como funciona o Edukee?


É muito simples construir e gerenciar cursos online pelo Edukee. A plataforma criada pela e-Genial permite ao usuário compartilhar seu conhecimento e lucrar com isso. As aulas são ministradas por meio de chats, slides, screensharing, compartilhamento de vídeo, áudio e muito mais. 

É possível ministrar cursos ao vivo ou assíncronos (que não ocorrem em tempo real, "videoteca"), por meio de vídeos, provas e um sistema de perguntas e respostas exclusivas por turma. 

“Ainda é possível integrar os recursos síncronos e assíncronos em um mesmo curso, criando assim um verdadeiro ambiente de ensino e colaboração”, destaca Franco. Ele também acrescenta que quanto mais os alunos interagirem no fórum com questões, respostas e realizando provas, melhor o Edukee ficará em recomendar novos cursos para os usuários. 

Segundo Franco, no momento estão sendo ministrados cursos voltados para a área da tecnologia, mas em breve, o Edukee será ampliado para outras áreas. “Nas próximas semanas pretendemos fornecer aulas gratuitas para a resolução de questões do Enem e exames da OAB”, acrescenta.

 

Edukee nas universidades

De acordo com Franco, o próximo passo é levar o Edukee e a metodologia utilizada nele para as universidades. “O objetivo é transformar a plataforma online em um meio para realização de atividades complementares (cursos extracurriculares), integrando outros temas, palestras e cursos fora da sala de aula”. 

Sempre que um aluno interagir por meio do fórum, ele deve ganhar pontos que podem ser transformados em horas de atividades extracurriculares. “O Edukee será o responsável por incentivar cada aluno e professor, pois a plataforma identificará quem são os usuários mais ativos e os recompensará com brindes e prêmios”, observa. 

Segundo o diretor, os alunos poderão utilizar o Edukee para promover palestras e workshops com temas que irão complementar o conteúdo do curso. “A participação dos alunos ficará registrada por meio de um certificado, gerado pelo Edukee, e que marcará o tempo total e a presença no evento”, conclui Franco.