Micro e pequenas empresas contam com rede social exclusiva para gerar negócios e fazer networking

Cliente: 
Postado em 19/06/2012

No ar desde o final de 2009 e fundada por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), a Empreendemia (www.empreendemia.com.br) é uma rede voltada exclusivamente para empresários, criada com o objetivo de fomentar negócios e apresentar ferramentas para o dia-a-dia das micros e pequenas empresas (MPEs).

De acordo com Luiz Piovesana, a ideia do Empreendemia é que as micro e pequenas empresas possam fazer interações, troquem cartões, ampliem a rede de contatos e realizem novos negócios. “A ideia surgiu quando eu e meu sócio o Millor Machado percebemos que no Brasil não existia nenhum site ou rede social que promovesse interação entre empreendedores”, explica.

Piovesana acrescenta que o objetivo principal da rede é promover interação entre os empreendedores para fomentar negócios e ao mesmo tempo gerar publicidade para as MPEs. “O sistema do Empreendemia é parecido com o modelo usado pelo Facebook. A grande vantagem é poder anunciar com foco para quem usa o produto/serviço, pois vai diretamente para as empresas que o cliente escolher”, completa.

No Empreendemia é possível encontrar empresas dos mais variados segmentos em todos os Estados do Brasil. “Já foram realizados mais de 400 negócios em toda a rede. O Empreendemia amplia as chances dos empreendedores de realizar negócios em qualquer lugar do Brasil, por meio da internet”, destaca Piovesana.

 

Ferramentas ajudam nas negociações

Com mais de 15 mil empresas cadastradas, a Empreendemia tem ferramentas que ajudam o empreendedor a gerar negócios. Por meio do Mural de Serviços é possível os empreendedores fazerem anúncios de solicitação de serviços ou produtos que estejam precisando.

Além disso, é possível aos usuários da rede fazerem anúncios a partir de R$ 100,00 para toda a rede da Empreendemia, por meio da seção Publicidade. “É uma maneira prática de os empreendedores terem um retorno rápido e com baixo custo de publicidade”, diz Piovesana.

Para quem prefere personalizar a página da empresa no Empreendemia, existe o Empreendemia Premium. A ferramenta, que pode ser utilizada por 15 dias gratuitamente, permite a personalização da página, mais espaço para colocar informações da empresa e aumenta as chances de ser encontrada na rede, pois a empresa aparece em destaque no Mural de Ofertas.

A mais recente ferramenta e que está gerando bons frutos para quem utiliza é o chat online. “O chat aumenta as chances da venda pela internet porque mostra que a empresa está ali, não é suspeita. A ferramenta dá mais credibilidade e deixa os potenciais clientes satisfeitos, pois eles podem tirar suas dúvidas em tempo real”, explica Piovesana.

 

Empreendemia recebe investimento 

A Empreendemia recebeu este ano investimento da IVP (Inova Ventures Participações) – sociedade de participações de Campinas (SP) formada por empresários que investem em startups de tecnologia.

Com o investimento, a IVP se tornou sócia minoritária da empresa (com direito a 20%).

“Como investidor-anjo, a IVP entrou na Empreendemia para ajudá-la a atingir suas metas e expandir seus negócios. Após esse período, a IVP sai e a empresa volta a ser independente", diz Fernando Matt, sócio da Ci&T e diretor-presidente da sociedade de participações.

Para Piovesana, o investimento vai reforçar as bases da empresa e gerar retorno em pouco tempo. “A IVP vem nos apoiando e auxiliando em nossas estratégias, networking, por meio de dois conselheiros, o Fernando Matt e o Alexandre Neves, fundador da Kaizen. Esse apoio está sendo fundamental e acredito que nossa meta anual será atingida ou talvez superada antes do prazo previsto”.