InovaCampinas apresenta experiências bem sucedidas de empresas de alta tecnologia

Postado em 11/06/2012

Os executivos das empresas de tecnologia Ci&T, Movile, IcaroTech e Coffee Bean Techonologies, todas da região de Campinas, apresentarão nesta terça-feira, a partir 14h, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort, no InovaCampinas, as experiências bem sucedidas na área de alta tecnologia.

Mais informações: www.inovacampinas.com

Empresas de alta tecnologia: experiências bem sucedidas

·         John Lima – CEO e fundador da Coffee Bean Tech

·         Fabrício Bloise – CEO Movile

·         Fernando Matt – CEO Ci&T

·         Kleber Stroeh – CEO IcaroTech

A Ci&T nasceu em 1995, fundada por 3 amigos e sócios recém formados do curso de engenharia de computação da Unicamp. A empresa surgiu em uma oportunidade para executar seu primeiro contrato para uma grande multinacional de tecnologia da região. A empresa foi pioneira em posicionar seus negócios com foco em sistemas para a Internet, e alavancou seu crescimento na esteira do boom da internet comercial à época. Hoje está presente nos EUA, Brasil, Argentina, Europa, Japão e China. Ao todo, hoje são 1.500 funcionários distribuídos nessas unidades.

A Ci&T está entre a 25 multinacionais brasileiras mais internacionalizadas, segundo o “Valor Econômico” (2011). É também considera uma das 100 melhores empresas de outsourcing de TI do mundo pela IAOP/Fortune.

Fernando Matt, CEO da empresa, revela que a Ci&T cresce a taxas médias de 40% ao ano e possui clientes e operações em diversos países. Porém, sua base está localizada em Campinas. “Essa localização proporcionou uma combinação ímpar de talentos humanos com vocação inovadora e acesso aos principais mercados de TI do país”, explica.

Para Matt, a região está perdendo espaço para outras regiões do Brasil, principalmente pela falta de propostas e planejamentos a longo prazo, por parte dos setores público e privado.

“A cidade deve se unir em propostas de longo prazo e a um plano de execução que articule interesses do setor público municipal e estadual e dos setores privado e acadêmico”, explica Matt.

Segundo ele, a cidade precisa melhorar a infraestrutura pública, ampliar a formação de mão de obra, fomentar a inovação nas pequenas empresas e atrair recursos privados de investimento de risco.

O atual cenário de crescimento da economia brasileira é propício para absorver novos produtos e serviços. Segundo John Lima, fundador da Coffee Bean Technology, fornecedora de softwares com sede no Vale do Silício e em Campinas, essa realidade abre oportunidade para as startups se tornarem visíveis no mercado nacional e depois no mercado internacional.

“Diante disso, para que Campinas possa se consolidar como polo de tecnologia é preciso uma iniciativa conjunta do governo, universidades, faculdades, escolas e setor empresarial, incluindo comunidade de investidores”, explica Lima.

“É preciso criar um objetivo claro e um movimento para atingi-lo. Por exemplo, criar incentivos fiscais e de financiamento, concurso anual de startups da área Campinas, encontro anual de investidores, empreendedores, universidades, faculdades, governo e empresas consumidoras de tecnologia”, acrescenta.

Apesar de Campinas possuir duas grandes universidades, cultura de empreendedorismo na tecnologia da informação e muitas empresas consumidoras de tecnologia, segundo Lima, ainda falta um posicionamento claro para ser líder nacional na área de tecnologia da informação. “Até tem alguns empreendedores tentando obter sucesso na região, mas encontram muitas dificuldades como falta de investidores e incentivos”, completa.

Sobre o InovaCampinas

Entre os dias 11 e 12 de junho, empresários, entidades, profissionais de diversas áreas e membros do poder público vão se reunir em um dos eventos mais importantes em termos de destacar a Região Metropolitana de Campinas (RMC) como polo de alta tecnologia, conhecimento qualificado e inovação: o InovaCampinas (www.inovacampinas.com).

O evento deve reunir pessoas de diversas áreas da RMC com o objetivo de intensificar a utilização do conhecimento para aumentar a competitividade da indústria e promover o desenvolvimento sustentável da região.

Agenda

Inova Campinas - Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade & Mostra de Negócios, Tecnologia, Oportunidades e Empreendedorismo da Região do Conhecimento

Quando: 11 e 12 de junho de 2012

Onde: Royal Palm Plaza Resort – Campinas/SP