Ação para empreendimento imobiliário leva “barão” com carruagem às ruas de Piracicaba

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Postado em 01/08/2012

 

Campanha desenvolvida pela Premissa Comunicação para lançar Residencial Engenho Resende, da HM Engenharia, teve “barão” como garoto-propaganda e carruagem pelas ruas de Piracicaba 

 Piracicaba (SP) recebeu no dia 14 de julho a visita inesperada do Barão com sua carruagem e batedores. Ele circulou pelas principais ruas do centro da cidade, provocando curiosidade e euforia por onde passava.  

A ação fez parte da campanha desenvolvida pela Premissa Comunicação para lançar o Residencial Engenho Resende, da HM Engenharia.  

A agência elaborou uma campanha de divulgação baseada no contexto histórico do Barão de Resende, visionário barão que morou em Piracicaba e fundou o famoso Engenho Central. Nesta ação, o Barão estaria de volta à cidade com uma oportunidade única para quem quisesse comprar o primeiro imóvel.  

“Em um mercado tão competitivo, com muitos lançamentos de empreendimentos e muitas campanhas parecidas, optamos por tirar da cartola uma campanha inovadora e que todos admirassem e pudessem interagir com ela”, explica Gustavo Felício, diretor da Premissa Comunicação. 


O suspense do Barão 

De acordo com Felício, a estratégia inicial era deixar os moradores da cidade curiosos. “Para isso, durante a semana antes da inauguração, colocamos anúncios em outdoors, nas principais rádios e jornais da cidade, em carros de som e enviamos textos para a imprensa dizendo que o Barão estava chegando à cidade para fazer um lançamento histórico, mas não revelamos qual”, explica.   

Apenas três dias antes do lançamento, as rádios revelaram aos poucos o motivo da visita do Barão, com spots, testemunhais e jingles.  

Para aumentar a curiosidade dos moradores, um dia antes do lançamento, uma equipe de panfletagem entregou cartolas pelas ruas da cidade, que anunciavam que o Barão estava chegando. 


Chegada do Barão agita a cidade

No dia do lançamento, a principal rádio local já dava mais detalhes sobre o empreendimento e anunciava que iria fazer uma entrevista ao vivo com o Barão. 

O cortejo do Barão, com direito a carro de som e batedores, saiu às 10 horas da praça principal da cidade e desfilou pelas ruas movimentadas do centro, distribuindo cartolas e deixando as pessoas encantadas com a luxuosa carruagem e com o belíssimo cavalo branco.  

Enquanto o barão passava pelas ruas, uma equipe de panfletagem dava apoio e convidava as pessoas a visitar o plantão de vendas para conhecer de perto o apartamento decorado e o Barão. 

“A interação com o público final é fundamental para que uma campanha tenha resultados crescentes”, acrescenta o diretor.  

A ação também contou com o apoio da assessoria de imprensa, que fez o trabalho de divulgação na imprensa local. 

Após o passeio, o Barão dirigiu-se para uma das principais rádios da cidade para dar a entrevista ao vivo e apresentar o Residencial Engenho Resende. “O interessante foi que levamos para a cidade o mesmo Barão que aparecia nos anúncios. Com isso, tornamos o ícone real”, acrescenta Felício.  

Em seguida, o Barão e seu cortejo seguiram direto para o plantão de vendas, onde era aguardado pelos corretores de plantão e visitantes. 


Barão faz entrada histórica no plantão de vendas

A chegada do Barão no plantão de vendas foi cinematográfica. Ele chegou com sua carruagem e batedores, acompanhado do carro de som, e foi recebido com aplausos pelos corretores e visitantes. 

No plantão, o Barão fez a alegria dos visitantes e visitou o apartamento decorado. As pessoas se encantaram e tiraram fotos com o “barão” e sua carruagem, ganharam cartolas, comeram pipoca e algodão doce. 


Outras ações

Segundo Felício, a campanha com o Barão não terminou por aqui. Duas semanas após o lançamento do condomínio, a agência preparou uma sobrecapa para a edição de domingo, de um dos principais jornais da cidade (o “Jornal de Piracicaba”), com a cobertura completa da ação e uma matéria exclusiva do Barão apresentando o apartamento decorado. 

Nosso intuito foi dar vida para a campanha. Por isso, continuamos com a ação mesmo depois do lançamento do empreendimento. O Barão ainda pode aparecer mais vezes na cidade, fazendo algo inusitado”, diz o diretor. 

De acordo com Felício, a Premissa sempre busca fazer campanhas inéditas, como essa, com diversas ações para o público final, estratégias de guerrilha, e que envolvam mídias de massa, assessoria de imprensa e internet. “Nosso conceito é baseado na inovação. Por isso em cada campanha que criamos, procuramos surpreender e mostrar que é possível fazer algo novo, mesmo num mercado tão competitivo”.  


Ficha técnica:

Título: Um lançamento Histórico!

Cliente: HM Engenharia

Produto: Residencial Engenho Resende

Diretor de Criação: Leopoldo Azevedo / Gustavo Zuliani Felício

Criação: Kadu Montagner

Redaçāo: Leopoldo Azevedo

Atendimento: Amanda Cappelli

Aprovação cliente: Sylvia Bianco / Roberto Barreto / Danielle Benatti/ Thierry Alvarez / Fernando Ranzani 

Produtora: Estudio Sapo