Empresa lança solução completa para ensino a distância

Cliente: 
Postado em 06/12/2011

Junção de ferramentas, técnicas e metodologias de educação a distância cria uma plataforma ensino completa para o mercado brasileiro

O ensino a distância no Brasil deu um salto de quase 25 mil por cento em número de vagas de graduação oferecidas na última década. Em 2001, pouco menos de 7 mil lugares estavam disponíveis em cursos a distância. No final de 2010, esse número já se aproximava de 1.700.000, segundo dados oficiais do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). 

O crescimento estratosférico deve-se, principalmente, à evolução de internet. Em segundo lugar, ao investimento que instituições de ensino públicas e particulares têm destinado ao segmento. Seja pela obrigação de incluir socialmente pessoas que não têm condições de fazer cursos presenciais ou pela expectativa de retorno financeiro, faculdades e universidades em todo o Brasil seguem modelos internacionais para lançar cada vez mais cursos.

Os mesmos dados do INEP mostram que, em 10 anos, o número de cursos de graduação a distância subiu de menos de uma dezena para quase 950, no final de 2010. A quantidade de formandos também superou qualquer expectativa. Em 2001, graduaram-se 131 alunos. No final do ano passado, pouco menos de 150 mil pessoas conseguiram diplomas de graduação em cursos não presenciais.

Os estudos do INEP mostraram também um crescimento exponencial no interesse por cursos a distância. Foram registradas em 2010 690 mil inscrições. Em 2001, foram apenas 13 mil.

Esse avanço seria impossível, entretanto, se não existissem ferramentas tecnológicas que forneçam condições para que as aulas sejam ministradas com qualidade. Nesse quesito, acaba de ser lançada uma solução em particular que promete atender pelo menos 99% dos recursos principais para ministrar cursos e treinamentos online. 

Batizada de e-Genial Master Class, a plataforma foi criada pela e-Genial, empresa que especializou-se em criar aplicações multimídia para fins educacionais e de treinamento corporativo. A ferramenta é destinada a empresas ou mesmo pessoas que queiram colocar em prática – e ganhar dinheiro com isso – cursos online no modelo de sala de aula virtual ao vivo, ou baseado em conteúdos sob demanda. 

“O Master Class é a evolução natural das nossas experiências com cursos a distância”, explica o diretor e fundador da e-Genial, Carlos Eduardo Franco. “Ministramos cursos há pelo menos cinco anos e neste tempo aprendemos na prática como uma aula virtual de tecnologia, inovação e empreendedorismo deve funcionar”, observa. 

Como funciona

A plataforma criada pela e-Genial permite ao usuário compartilhar conhecimento e lucrar com isso. As aulas são ministradas por meio de chats, slides, screensharing, compartilhamento de vídeo, áudio e muito mais. “Além disso, a solução possibilita que o seu conteúdo seja complementado através de fóruns”, diz Franco. 

Por ser totalmente integrado a sistemas de pagamento como Pagseguro e Pagamento Digital, o Masters Class permite ainda que o dinheiro proveniente das matrículas caia diretamente a conta de quem vai ministrar o curso. 

A solução tem também como grande diferencial o fato dos participantes poderem assistir os vídeos sob demanda e interagir através de tablets como iPad e Sansung Galaxy Tab. “Há ainda a opção onde você pode ter um site exclusivo e personalizado para o seu curso ficar visualmente atraente e atingir os objetivos de comunicação e divulgação, sejam elas através das ferramentas de buscas ou pelas redes sociais”, diz o executivo. 

A sala virtual do Masters Class é uma solução completa baseada no Treina TOM, ferramenta também criada pela e-Genial que já está em uso por inúmeras universidades, empresas de tecnologia e instrutores individuais. Fácil de usar,a o Treina TOM tem aprovação de mais de 98% dos usuários, número muito acima da média para ferramentas dessa categoria.