UCS incrementa cursos com nova ferramenta de ensino a distância

Cliente: 
Postado em 19/10/2011

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) encontrou uma ferramenta de ensino e treinamento a distância chamada Treina TOM para dar ainda mais qualidade e agilidade aos cursos não presenciais.

Criado pela e-Genial, empresa de Sorriso (MT), pioneira no desenvolvimento de aplicações para comunicação online, o Treina TOM é uma plataforma simples e de baixo custo que permite a realização de cursos, treinamentos e palestras para um número ilimitado de pessoas em qualquer parte do mundo, com direito a screensharing, videoconferência e compartilhamento de textos, imagens e sons. “É uma experiência sem igual”, relata a professora do centro de computação e assessora de TI do Núcleo de Ensino a Distância da UCS, Elisa Boff. “A velocidade de conexão é ótima e nunca tivemos problemas técnicos com o Treina TOM”, afirma.

Atualmente com 16 cursos de graduação e pós-graduação sendo ministrados para os pólos de ensino a distância, a Universidade conta com mais de 850 alunos que aprendem dessa forma. Metade deles já teve contato com o Treina TOM. “Geralmente, a ferramenta é utilizada em aulas inaugurais ou para treinamento dos tutores, que são os profissionais que assistem presencialmente os alunos dos pólos de ensino a distância”, diz a professora.

Para o diretor da e-Genial, Carlos Eduardo Franco, a ferramenta faz sucesso pois vai muito além das vantagens tradicionais das tecnologias semelhantes disponíveis no mercado. “Por possibilitar uma experiência quase idêntica às aulas presenciais, o Treina TOM faz com que o próprio aluno se sinta melhor e tenha mais interação”, explica o executivo.

A professora da UCS concorda. “Como as aulas a distância geralmente não são síncronas – cada aluno entra a hora que quiser e pega o conteúdo disponível –, quando temos a possibilidade de juntar todos, em uma aula inaugural ou em alguma ocasião especial, todos se sentem mais incluídos. É uma experiência muito boa”, conclui.

Sobre a e-Genial
A e-Genial é uma startup do interior do Mato Grosso criada em 2004 por Carlos Eduardo Franco e Erenice Dela Jiustina Franco.   desenvolvimento de aplicações web e a realização de cursos e consultorias presenciais por todo o Brasil constituíram as primeiras atividades desenvolvidas pela empresa.

Foi na impossibilidade de estar sempre presente em lugares por vezes distantes que surgiu a idéia de desenvolver uma plataforma de cursos à distância, uma sala de aula virtual própria.

A transformação dessa sala no Treina TOM ocorreu após retorno bastante positivo por parte do público. Outras empresas e profissionais liberais queriam a oportunidade de utilizar o produto em proveito de suas aulas e apresentações, em qualquer hora e em qualquer lugar.