Com ferramenta de treinamento a distância, rede social dá cursos grátis em todo Brasil

Cliente: 
Postado em 07/10/2011

Uma rede social criada por brasileiros em julho de 2010 tem conquistado rapidamente usuários que gostam de ciência e tecnologia. Batizada de Laboratório de Garagem, a comunidade é voltada para desenvolvedores e promove, semanalmente, cursos grátis que abordam os mais variados temas, quase todos técnicos, para uma média de público que varia de 100 a 150 pessoas.

O diferencial é que esses cursos, chamados de webnários, são realizados a distância, de forma síncrona. Os próprios usuários sugerem os cursos que gostariam de ministrar. Os cursos são agendados para um determinado horário e tudo que os interessados precisam fazer é estar online para poder assistir à aula.

A ferramenta utilizada é a plataforma Treina TOM, da e-Genial, empresa de Sorriso (MT), pioneira no desenvolvimento de aplicações para comunicação online. Com ela, o Laboratório de Garagem pode utilizar os mesmos recursos de uma aula presencial, compartilhando slides, vídeos, imagens, textos e sons para qualquer número de pessoas, que podem estar em qualquer lugar do planeta. “É um recurso muito útil, pois o número de pessoas conectadas é sempre alto, e essa ferramenta nunca apresentou problemas de conexão”, ressalta o criador da rede social, Marcelo Rodrigues.

“Nós vimos no Laboratório de Garagem uma iniciativa muito boa de difusão de conhecimento”, explica Carlos Eduardo Franco, diretor da e-Genial. “Por isso, ficamos contentes de patrocinar com o Treina TOM essa empreitada”, diz.

Sobre a e-Genial
A e-Genial é uma startup do interior do Mato Grosso criada em 2004 por Carlos Eduardo Franco e Erenice Dela Jiustina Franco.   desenvolvimento de aplicações web e a realização de cursos e consultorias presenciais por todo o Brasil constituíram as primeiras atividades desenvolvidas pela empresa.

Foi na impossibilidade de estar sempre presente em lugares por vezes distantes que surgiu a idéia de desenvolver uma plataforma de cursos à distância, uma sala de aula virtual própria.

A transformação dessa sala no Treina TOM ocorreu após retorno bastante positivo por parte do público. Outras empresas e profissionais liberais queriam a oportunidade de utilizar o produto em proveito de suas aulas e apresentações, em qualquer hora e em qualquer lugar.