Ferramentas online facilitam treinamento a distância

Cliente: 
Postado em 30/08/2011

Em um mundo que se torna mais competitivo a cada instante, tecnologias confiáveis, de qualidade e de baixo custo de investimento são muito bem vindas, mas nem sempre são encontradas com facilidade. Por outro lado, empresas que pretendem sobreviver nos seus respectivos mercados têm a obrigação de investir continuamente na qualificação e treinamento de seus funcionários. 

Esses dois fatores muitas vezes são conflitantes. Recentemente, porém, o crescimento do número de possibilidades que a internet coloca à disposição das empresas fez surgir um tipo de tecnologia que promete reduzir esse conflito. Trata-se do treinamento a distância. 

O princípio dessa tecnologia é o mesmo da que é usada para ensino a distância. Com ela, é possível criar um ambiente virtual em que pessoas de diferentes localidades entrem e recebem conteúdo, interagem e aprendem. E as vantagens que as empresas têm ao utilizá-la são óbvias: o custo logístico de agrupar funcionários que trabalham em cidades, estados e até países diferentes simplesmente não existe. 

Uma das principais ferramentas disponíveis hoje no mercado é o Treina TOM. Desenvolvida pela e-Genial – empresa brasileira que cria aplicações multimídias –, a solução consiste em uma sala de aula virtual onde é possível ministrar cursos, palestras e transmissões em tempo real. Ali é possível compartilhar slides, vídeos, arquivos de som e texto, além de ver e conversar com os demais participantes do treinamento. “O segredo da qualidade da ferramenta está também em sua simplicidade”, aponta Carlos Eduardo Franco, diretor e sócio da e-Genial. “Ela não requer instalações pesadas e complexas. Para utilizá-la, só é necessário acesso à internet e um Flash Player atualizado”, explica. 

O advento de ferramentas com o Treina TOM não só permite que empresas gastem menos com treinamentos, mas abre um leque de possibilidades que antes não existia. “Ao contrário do que se possa pensar, o colaborador acaba interagindo de forma mais livre nos treinamentos virtuais do que nos presenciais, onde sempre é necessário algum tipo de exposição”, observa Carlos Eduardo. 

De acordo com o empresário, os benefícios do treinamento a distância são cíclicos. Ao gastar menos com treinamentos presenciais, as empresas poderão fazer mais treinamentos. Os funcionários, portanto, receberão mais qualificação – e em um tempo consideravelmente menor –, o que aumenta a produtividade e gera, assim, ainda mais vantagens à empresa. “É um daqueles raros sistemas em que todos saem ganhando”, diz o executivo.

 

MATERIAIS DE APOIO

·         Site do Treina TOM: http://www.Treina TOM.com.br/

·         Site da e-Genial: http://www.egenial.pro/

·         Blog da e-Genial: http://blog.egenial.com.br/

 

SALA DE IMPRENSA DA e-GENIAL:
http://happyhourcom.com.br/imprensa?field_cliente_nid=1444

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Happy Hour Comunicação | (19) 3294-5656 / (19) 3325-6900 | www.happyhourcom.com.br

 

Jornalistas responsáveis

Arthur Pradella | Arthur@happyhourcom.com.br | Skype: happyhour.02 | (19) 3294-5656

Marina Bonfanti | marina@happyhourcom.com.br | Skype: happyhour.01 | (19) 3294-5656

Carlos E. Moura | carlos@happyhourcom.com.br | Skype: happyhour.carlos | (19) 9133-9215