B2Learn reúne estagiários de banco em rede voltada ao conhecimento

Cliente: 
Postado em 29/07/2011

 

Rede social para empregados gera intercâmbio de informações e experiências

Uma foto, alguns dados pessoais, outros dados profissionais. Não importa a função que desempenhe, o estagiário do banco Santander será convidado, no primeiro dia de trabalho, a desenvolver seu perfil em uma rede social voltada especificamente para ele. A participação na rede não é obrigatória, mas o banco estimula as conexões entre os diversos participantes. 

O foco da rede é agregar conhecimento entre os participantes. Para isso, a plataforma usada é a B2Learn, que dispõe de diversos recursos, muitos dos quais voltados para o armazenamento de informações. O usuário pode postar conteúdos, comentar notícias e fazer perguntas nas Salas Virtuais, organizadas por temas.

A rede dispõe de diversos recursos para capturar e organizar o conhecimento. Se, no Facebook, a tendência de uma informação gerada agora é desaparecer no dia seguinte, o Portal do Estagiário quer acumular o conhecimento dos usuários. Assim, recursos como buscas, tags e salas temáticas são de fundamental importância e continuamente aprimorados pelos desenvolvedores do sistema. 

Cada ação gerada por um usuário na rede social é contabilizada em um sistema de pontos. Baseado nessa pontuação, faz-se um ranking. A posição do estagiário pode ser visto como um sinal da importância que ele dá à empresa.

A proatividade, o interesse em fazer parte e compartilhar, a integração em relação a outros profissionais, valores prezados pelo Santander, são demonstráveis por meio da ação de cada usuário.

São 3 mil estagiários, cada qual com possibilidade de acesso. Entre eles, a variedade de funções é imensa. Alguns são estagiários do banco de investimentos. Outros ajudam diversas pessoas a usar os caixas eletrônicos. Em comum, além do fato de serem estagiários do Santander, a enorme vontade de aprendizado.

O Santander foi o primeiro banco comercial brasileiro a ter uma rede social voltada para estagiários, como foco em conhecimento e troca de informações.

A preocupação que se costuma notar de diretores de multinacionais em relação a redes sociais, com a liberdade e exposição dos contratados, é também um item de zelo por parte do Santander. Mas, caso esse zelo não existisse, não atrapalharia o andamento do sistema.

Como funciona o B2Learn

O B2Learn engloba uma rede social corporativa, aos moldes do Facebook, na qual as pessoas se reconhecem virtualmente e criam conexões e, com isso, geram maior engajamento.

As salas virtuais reúnem usuários em torno de temas e é onde as pessoas podem compartilhar conhecimentos. O profissional, seja ele estagiário ou trainee, se torna parte da instituição, sendo ativo e relevante, o que gera maior motivação e retenção.

Além disso, o B2Learn oferece o serviço de gestão colaborativa: profissionais da Zaine fazem a gestão da ferramenta, visando aplicar metodologias de estímulo, criar relatórios e gerenciar a convergência das discussões.

O sistema utiliza ferramentas síncronas, quanto assíncronas. Entre as síncronas, os principais destaques são as de bate-papo e vídeo online (transmissão de cursos ao vivo, por exemplo). Entre as assíncronas, fórum, wiki e blog.

A ferramenta dispõe de alta flexibilidade para customizações a um baixo custo e é desenvolvida pelo modelo de Software-as-a-Service (Software como Serviço).

A Zaine

A Zaine foi criada, em 2008, a partir da união entre os engenheiros de computação Wilton Pinheiro e Daniel Madruga. Ambos graduaram-se na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O B2Learn é um produto da Zaine Software, empresa que trabalha no mercado de gestão e transmissão do conhecimento. A Zaine tem como objetivo principal disponibilizar soluções inovadoras e customizadas a cada um de seus clientes, sempre focando em qualidade na prestação de serviços, sejam eles em consultoria ou na disponibilização de sistemas.

MATERIAIS DE APOIO

·         Site do B2Learn: http://www.b2learn.com.br/ 

·         Blog do B2Learn: http://www.blog2learn.com.br/