Evasão de trainnes e retenção de talentos

Cliente: 
Postado em 07/06/2011

 

B2Learn ajuda gestores de recursos humanos a segurarem na empresa os profissionais mais jovens e inquietos. Ferramenta usa aprendizagem colaborativa e redes sociais corporativas para conquistar espaço entre os jovens

Não é de hoje que diversas empresas têm encontrado dificuldades em realizar seus programas de trainees. Após percorrer todas as etapas de modo cuidadoso, selecionar algumas pessoas entre milhares e gastar uma pequena fortuna neste processo de seleção, as empresas recrutam jovens que se desinteressam pelo programa de trainees logo após seu início.

“Boa parte dos jovens se sente isolada, porque a empresa não tem gente para fazer uma tutoria em 100% do tempo. Aí o estagiário ou trainee não consegue conhecer a organização como um todo e a frustração toma conta”, destaca o sócio-fundador da Zaine Softwares, Daniel Madruga.

A evasão de trainees tem se tornado mais comum nos últimos tempos e provoca múltiplos questionamentos. A chegada da geração Y ao mercado de trabalho acentuou o problema e as empresas estão se mexendo para reter talentos.

Formada por jovens de 20 a 30 anos, a geração Y apresenta características singulares. Educada em uma época na qual a rapidez da informação se tornou algo corriqueiro, ela quer transpor para a vida profissional a mesma velocidade que encontra nas redes sociais.

Ao não encontrar possibilidades de ascensão meteórica na carreira dentro de um programa de trainees, é comum que procurem migrar para outras empresas. Assim, parte da frustração desses jovens se reflete na frustração da própria corporação, muitas vezes incapaz de reter talentos.

Pensando em conquistar mais a confiança desse público que a Zaine Softwares criou o B2Learn – uma ferramenta que engloba uma rede social corporativa, aos moldes do Facebook e Twitter – na qual as pessoas se reconhecem virtualmente e criam conexões e, com isso, geram maior engajamento.

“Observamos as mudanças do mercado no segmento de aprendizagem corporativa e percebemos que o modelo antigo não conseguia atender ao público mais jovem, que busca interatividade, rapidez e linguagem diferenciada. Esse foi o pontapé para desenvolvermos o B2Learn, que tem sido implantado por grandes empresas e aceito por quem utiliza”, destaca Daniel. 

Reter talentos: tarefa árdua

Em uma época na qual há falta de pessoal qualificado em diversas áreas, reter talentos se tornou uma tarefa ingrata mesmo em grandes empresas. Profissionais que trabalham com recursos humanos afirmam que, há dez anos, multinacionais de porte não tinham problemas de evasão de trainees.

Hoje, o cenário mudou. O envolvimento do trainee com a empresa, sua interação com o pessoal há mais tempo contratado e acompanhamento ao longo do programa passaram a ser requisitos necessários para que a empresa não perca o talento descoberto.

Como funciona o B2Learn

O B2Learn engloba uma rede social corporativa, aos moldes do Facebook, na qual as pessoas se reconhecem virtualmente e criam conexões e, com isso, geram maior engajamento.

As salas virtuais reúnem usuários em torno de temas e é onde as pessoas podem compartilhar conhecimentos. O profissional, seja ele estagiário ou trainee, se torna parte da instituição, sendo ativo e relevante, o que gera maior motivação e retenção.

Além disso, o B2Learn oferece o serviço de gestão colaborativa: profissionais da Zaine fazem a gestão da ferramenta, visando aplicar metodologias de estímulo, criar relatórios e gerenciar a convergência das discussões.

O sistema utiliza ferramentas síncronas, quanto assíncronas. Entre as síncronas, os principais destaques são as de bate-papo e vídeo online (transmissão de cursos ao vivo, por exemplo). Entre as assíncronas, fórum, wiki e blog.

A ferramenta dispõe de alta flexibilidade para customizações a um baixo custo e é desenvolvida pelo modelo de Software-as-a-Service (Software como Serviço).

A Zaine

A Zaine foi criada, em 2008, a partir da união entre os engenheiros de computação Wilton Pinheiro e Daniel Madruga. Ambos graduaram-se na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O B2Learn é um produto da Zaine Software, empresa que trabalha no mercado de gestão e transmissão do conhecimento. A Zaine tem como objetivo principal disponibilizar soluções inovadoras e customizadas a cada um de seus clientes, sempre focando em qualidade na prestação de serviços, sejam eles em consultoria ou na disponibilização de sistemas.