Redes sociais corporativas ajudam em treinamentos e na troca de informações nas empresas

Cliente: 
Postado em 19/05/2011

 

B2Learn reúne características dos melhores sites de relacionamento ao juntar interatividade, treinamento e convívio no ambiente de trabalho

As redes sociais já têm sido utilizadas até na hora de se contratar um profissional. Eficientes na disseminação de informações, elas compilam dados importantes sobre as pessoas e servem como parâmetro indicativo sobre estilos de vida, comportamento social, hábitos etc.

Este formato, eficiente fora do ambiente de trabalho, já tem se tornado uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas dentro das empresas. As redes sociais corporativas garantem interação, inovação, troca de informações e maior engajamento dos funcionários e já vem sendo utilizadas por grandes empresas para aprendizagem colaborativa.

Um dos exemplos de sucesso para a aprendizagem colaborativa é o B2Learn - uma plataforma desenvolvida pela Zaine Software que permite a gestores e profissionais da área de recursos humanos conhecerem melhor a linguagem e às necessidades de seus colaboradores, principalmente os mais jovens, representantes da geração Y.

O B2Learn é uma ferramenta completa. Nela podem-se desenvolver redes sociais corporativas, salas virtuais temáticas de acordo com cada treinamento proposto, blogs e microblogs, além de processos de gestão colaborativa, tudo no mesmo ambiente virtual.

“A ferramenta já vem sendo utilizada por empresas de destaque no trato com os colaboradores, como o banco Santander e o Itaú Cultural. É uma forma totalmente nova de interação entre gestores e colaboradores. E como a troca de experiências é linear as pessoas se sentem parte da instituição mais rapidamente”, aponta o diretor da Zaine, Daniel Madruga.  

O B2learn tem uma interface atrativa, de linguagem e assimilação fácil, ideal para a aplicação de programas contínuos de aprendizagem colaborativa que complementam o desenvolvimento. “Por ser atrativo e falar a língua dos jovens ajuda na retenção de talentos”, destaca Madruga.

Para esse público, informação e aprendizado precisam vir de forma ágil, simples e integrada. Adeptos a novas tecnologias valorizam a troca de conhecimento e as relações sociais como poucos. Desafio para os recrutadores e gestores de recursos humanos que têm se desdobrado para conseguir os canais de comunicação mais eficientes para conquistar e reter esses profissionais.

Como funciona o B2Learn

O B2Learn engloba uma rede social corporativa, aos moldes do Facebook, na qual as pessoas se reconhecem virtualmente e criam conexões e, com isso, geram maior engajamento.

As salas virtuais reúnem usuários em torno de temas e é onde as pessoas podem compartilhar conhecimentos. O profissional, seja ele estagiário ou trainee, se torna parte da instituição, sendo ativo e relevante, o que gera maior motivação e retenção.

Além disso, o B2Learn oferece o serviço de gestão colaborativa: profissionais da Zaine fazem a gestão da ferramenta, visando aplicar metodologias de estímulo, criar relatórios e gerenciar a convergência das discussões.

O sistema utiliza ferramentas síncronas, quanto assíncronas. Entre as síncronas, os principais destaques são as de bate-papo e vídeo online (transmissão de cursos ao vivo, por exemplo). Entre as assíncronas, fórum, wiki e blog.

A ferramenta dispõe de alta flexibilidade para customizações a um baixo custo e é desenvolvida pelo modelo de Software-as-a-Service (Software como Serviço).

A Zaine

A Zaine foi criada, em 2008, a partir da união entre os engenheiros de computação Wilton Pinheiro e Daniel Madruga. Ambos graduaram-se na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O B2Learn é um produto da Zaine Software, empresa que trabalha no mercado de gestão e transmissão do conhecimento. A Zaine tem como objetivo principal disponibilizar soluções inovadoras e customizadas a cada um de seus clientes, sempre focando em qualidade na prestação de serviços, sejam eles em consultoria ou na disponibilização de sistemas.