“Supervisores são vitais para inovação e geração de resultados”, afirma consultor em livro recém-lançado

Cliente: 
Postado em 23/02/2011

Consultor descreve cotidiano de profissionais e afirma que supervisores são vitais para a inovação e geração de resultados. “O Supervisor” chega às principais livrarias do Brasil em fevereiro

·         Publicação tem como objetivo apontar os processos para desenvolvimento geração de profissionais com excelência na função de supervisão

·         Além de ter a capacidade de liderar os colaboradores, o supervisor também deve conhecer a fundo todos os processos do trabalho em que está envolvido. Desta forma, ele garante o bom resultado dos mesmos e a eficiência dos funcionários

 

Com intuito de ampliar a valorização do profissional de supervisão no mercado de trabalho atual e detalhar de forma teórico-prática suas funções e atribuições dentro das empresas brasileiras, o consultor Antonio Gordilho escreveu o livro “O Supervisor” (All Print Editora), recém-lançado.

Na publicação, Gordilho aponta a importância dos supervisores no mercado de trabalho atual e destaca as principais diferenças entre o seu trabalho e a atuação de gestores, gerentes e diretores.  O autor aponta também a questão da desvalorização profissional e da estruturação antiquada da função de supervisor e mostra que a educação empresarial disponível no mercado, fortemente concentrada nos níveis estratégico e gerencial, tem se tornado falha quando o assunto é a operação. Em consequência, pouco se sabe sobre a supervisão e sobre as competências essenciais para um profissional capacitado para a função.

Na concepção do livro, o autor foi inspirado por suas próprias impressões a partir do convívio com essa categoria profissional e percebeu que profissionais que atuavam como supervisores, ou até mesmo como líderes, não possuíam embasamento teórico, nem conhecimento dos processos para o desenvolvimento de um trabalho de excelência.

DECLARAÇÕES DO AUTOR

Antonio Gordilho, autor do livro “O Supervisor”

·         “O livro aborda as diferentes formas de supervisão em uma empresa e como cada uma pode influenciar nos resultados esperados. Isso inclui foco na produtividade e na qualidade”.

·         “Um gerente tem como principal função planejar e desenvolver estratégias e processos. Já o supervisor conduz no dia a dia os processos traçados pelo gerente e ainda é responsável pela motivação e treinamento da equipe como forma de garantir os resultados. Por isso, a presença deste profissional é vital para que tudo saia de acordo com o previsto. Na prática, se o supervisor não controlar o processo o gerente não terá tempo para inová-lo”.

·       “Na concepção do livro, sem dúvida, abraçamos firmemente a missão de propagar as bases de uma supervisão excelente e de desenvolver profissionais competentes na arte de supervisionar e gerar resultados. Dessa forma usaremos todos os meios disponíveis para desenvolver esta função e estes profissionais. Deve ser notado que nossa missão tem também em vista as organizações, em grande número necessitadas desta competência operacional”. 

Sobre o livro

“O Supervisor”, livro escrito pelo consultor Antonio Gordilho Creio que pode sair, está dividido em três partes. A primeira, ‘Fundamentos do gerenciamento e supervisão nas organizações’, é a mais conceitual teórica, pois explica os conceitos que envolvem a função do supervisor, como processo, planejamento, controle. O autor retira tais conceitos de obras consagradas na área de administração da produção.

Na segunda parte, ‘Dimensões do planejamento e operação do processo’, Gordilho expõe com mais detalhes os objetivos, os recursos tecnológicos e o modus operandi de um supervisor, lembrando sempre a diferença entre este profissional e o gerente, cuja principal função é planejar.

Na terceira e última parte, o dia a dia se um supervisor nas organizações é descrito com detalhes. Como lidar com o cliente, como treinar os funcionários e a melhor forma de se realizar o trabalho são informações importantes para administradores, engenheiros e todos os que pensam em ocupar o cargo.

Antonio Gordilho traz um livro baseado na própria experiência como consultor e em relatos de supervisores e gerentes. Trata-se de um documento importante para colaboradores de todas as áreas e cargos, para que tenham uma visão melhor da função e um olhar crítico para uma organização como um todo.

SOBRE O AUTOR

Antonio Gordilho é engenheiro civil e mestre em engenharia de produção. O profissional também é especialista em gerenciamento de projetos e atua como consultor e instrutor de treinamento de gestão desde 1991.

SERVIÇO

Livro: “O Supervisor – A dimensão supervisional na empresa”

Autor: Antonio Jorge Gordilho Freire de Carvalho

Editora: All Print Editora – 175 páginas

Preço sugerido de venda: R$ 35,00

Onde encontrar:

Livraria Saraiva – www.saraiva.com.br

All Print Editora – www.allprinteditora.com.br

Martins Fontes Paulista: www.martinsfontespaulista.com.br

Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br

Companhia dos Livros: www.ciadoslivros.com.br