Exemplos de uso dos blogs corporativos

Relevância é a palavra-chave nos blogs corporativos. Ser achado nas ferramentas de busca é o que procuram muitas das empresas que optaram por construir blogs. Além disso, o blog é a possibilidade de se construir uma conversa com consumidores. Com o blog, é o consumidor que vem à empresa atrás de informações

Criar e manter conteúdo sobre sua área de negócios também pode transformar você e sua empresa em referências. Em nossa página sobre blogs corporativos há muito mais informações sobre este assunto.

Abaixo, faço uma pequena lista de alguns blogs que acho interessantes, além de comentar alguns projetos que fazemos aqui na Happy Hour.

Blog da Cultura / Livraria Cultura

O blog da Livraria Cultura é um dos mais bacanas que eu conheço. É um blog coletivo, com vários colaboradores e diversos assuntos: cinema, literatura, música, turismo, arquitetura etc. Você pode ler textos do editor-chefe da Revista da Cultura ou o responsável pelo acervo de música erudita da livraria ou ainda vendedores das lojas. Vale muito a visita.

Blog da Tecnisa

O blog da construtora Tecnisa também é muito interessante. Entre os assuntos, vida financeira, dicas de arquitetura e paisagismo, textos sobre financiamento de imóveis e condomínios. E, claro, de vez em quando informações sobre as novidades da empresa.

Saia do Lugar / Empreendemia

O Empreendemia, rede social voltada a empresas, percebeu que, muito antes de lançar seu serviço, precisava de um canal para estreitar relações com empreendedores. Surgiu aí o blog que fala sobre dicas de empreendedorismo sem enrolação, um dos mais visitados e importantes do país, aliás. Empreendemia é cliente Happy Hour.

Saraiva Conteúdo / Livraria Saraiva

A Livraria Saraiva também tem seu canto para publicar conteúdo. Lá, espaço para textos do blog, entrevistas com artistas, novidades em livros, discos e filmes, eventos na livraria. Também vale a visita, apesar de a arquitetura da informação e a usabilidade não serem tão boas.

Consultora Sack’s / Sack’s

O blog da loja virtual Sack’s, especializada em perfumes, maquiagem e cosméticos, traz dicas e promoções da loja, em textos sempre escritos pela “Consultora Sacks”. O blog também comenta maquiagem de atrizes e estilos musicais (o rock, por exemplo, rendeu um “como fazer” com fotos). Bem sacado.

Blog da Lu / Magazine Luiza

O Blog da Lu traz novidades, tendências e textos sobre os produtos vendidos pela loja virtual: vai da informática à cozinha, em “primeira pessoa”, escritos pela tal da Lu – personagem criado para assinar os posts. (Espaço pra crítica: bobagem que alguns blogs corporativos cometem: criar um personagem. Se a marca quer humanizar a coisa, deveria ser o contrário: gente de carne e osso assinando os textos.)

LicitaMais / Superlógica

O LicitaMais é um dos mais importantes portais de informação sobre condomínios na internet brasileira. Além de trazer notícias e matérias exclusivas, produzidas pela Happy Hour, o site também é uma espécie de rede social e tem o maior banco de dados de perguntas e respostas sobre o setor. O site traz também extensa lista de fornecedores. O LicitaMais é desenvolvido pela Superlógica, que produz o software Condor, para administração de condomínios.

Blog ISO Fácil / Templum e ISO Online

O blog ISO Fácil, também produzido pela Happy Hour Comunicação, traz conteúdo sobre sistemas de gestão da qualidade e produtividade, além de trazer cases e textos gerais sobre administração. O blog é desenvolvido pela Templum, empresa que trabalha com sistemas de gestão da qualidade e é detentora do serviço ISO Online, que permite implementação da ISO 9001 via internet.

Comentários

Valeu pela citação Carlos! Realmente essa seleção foi muito boa. Um blog corporativo é uma estratégia que se bem aplicada tem um potencial gigantesco. Abração!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Por favor responda esta pergunta, como prevenção anti-spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres exibidos na imagem.