O que é assessoria de imprensa e quais os benefícios

Muita gente nos pergunta: o que minha empresa ganha ao ter uma agência de comunicação executando serviços de assessoria de imprensa? A pergunta é normal e sempre nos esforçamos muito em respondê-la, afinal, a assessoria de imprensa é nosso principal serviço (aliás, que tal uma passada em nossa página de serviços?) e pode gerar um resultado excepcional para o cliente.

Iniciamos hoje uma série de posts que falará sobre assessoria de imprensa: o que é, para quem é indicada, os benefícios, a diferença entre outros tipos de comunicação, como é feito o trabalho, quanto custa, qual o retorno etc.

No próximo post: quem pode ter uma assessoria de imprensa.

O que é e o que não é assessoria de imprensa

Em poucas palavras: a assessoria de imprensa visa conquistar mídia espontânea (gratuita) nos veículos de comunicação, através do envio de press-releases ou sugestões de pauta aos jornalistas. Cabe ao assessor de imprensa manter um bom relacionamento com jornalistas, tendo em vista colocar seu cliente no maior número de publicações possível.

Um trabalho continuado de assessoria de imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.

Cabe dizer que assessoria de imprensa não é departamento de vendas, nem "lobista" e muito menos comprador de espaço editorial - ou seja, não há garantias que de o assessor consiga espaços na mídia.

E o que é um press-release? É um texto com caráter jornalístico, que é enviado aos jornalistas, visando sensibilizá-los sobre o assunto em destaque. O apelo de um press-release deve ser noticioso e pertinente à pauta dos veículos para o qual é enviado. (Mais à frente, discutiremos como o trabalho de assessoria de imprensa é feito.)

Benefícios da assessoria de imprensa

Como apontamos em nossa página sobre assessoria de imprensa, os principais benefícios de se contar com os serviços de assessoria de imprensa são:

  • visibilidade na imprensa (sem precisar pagar);

  • ganho de reputação e fortalecimento de marca;

  • difusão de informações positivas;

  • possível alavancagem nas vendas (abre portas para possíveis clientes que nunca ouviram falar de você);

  • e a empresa será mais encontrável nos mecanismos de busca, já que o material enviado pela assessoria é publicado em sites e portais e ficará arquivado por muito tempo.

No próximo post: quem pode ter uma assessoria de imprensa.

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