Assessoria de imprensa: a importância de falar com a imprensa e dicas práticas

Por que ter um serviço de assessoria de imprensa?

Porque um serviço de assessoria de imprensa dará a oportunidade de sua empresa aparecer em jornais, revistas e sites e falar, de uma só vez, para leitores e possíveis consumidores do seu produto ou serviço. É a chance de aparecer na mídia de forma positiva e sedimentar a marca entre diversos públicos.

Dito isto, elaboramos uma série de dicas práticas, que podem ajudar sua empresa no relacionamento com a imprensa.

• Lembre-se que o jornalista não é um adversário e muito menos um amigo, com quem se pode falar de um jeito informal e sem compromisso. Por isso, fique atento à linguagem utilizada e procure ser simpático e claro nas respostas;
  • Prepare-se para uma entrevista. Faça um roteiro escrito do que falar e em qual ordem e treine antes, caso você se sinta inseguro. Lembre-se sempre de ser claro e conciso nas respostas e responder à pergunta feita;
  • É preciso estar atualizado com as novidades do setor no qual a empresa atua, para não ser surpreendido com informações novas que já são de domínio público (jornalistas procuram novidades);
  • Evite comentários pessoais ou maldosos sobre concorrentes, pois isto pode gerar constrangimentos desnecessários;
  • Esteja disponível. Não adianta contratar uma assessoria de imprensa se a fonte não tem tempo para atender às solicitações. O processo de comunicação exige, antes de tudo, tempo e dedicação. Procure sempre atender a imprensa. Por mais tola e sem importância que a solicitação seja. É a partir deste relacionamento que a empresa ficará sempre em pauta e será solicitada como fonte pelos veículos;
  • Perguntar o enfoque da matéria ao jornalista pode ser interessante para objetivar a entrevista, mas evite direcionar a entrevista e dar "dicas" ao repórter de como a matéria deveria ser (há o cuidado de soar pedante e ser visto como um mala);
  • Uma vez dada a entrevista, a informação é do jornalista e cabe a ele decidir o que será publicado. É comum entrevistas longas às vezes virarem apenas notas curtas. Faz parte da coisa, entenda...;
  • Matéria jornalística não é anúncio, que precisa de "aprovação" da fonte - por isso, jamais peça para ler a matéria ao jornalista. Caso o assunto seja muito técnico, o entrevistado pode sugerir ao jornalista ler trechos antes da publicação, para evitar erros. Mas... cuidado.

Posts anteriores

O que é assessoria de imprensa e quais os benefícios

Quem pode ter uma assessoria de imprensa

As diferenças entre assessoria de imprensa e propaganda