As diferenças entre assessoria de imprensa e propaganda

As pessoas, de um modo geral, não sabem exatamente como funciona e como é realizado o trabalho de assessoria de imprensa. Em primeiro lugar, cabe dizer que assessoria de imprensa é diferente de propaganda ou de qualquer outra forma de publicidade paga.

A assessoria de imprensa visa conquistar mídia espontânea, isto é, gratuita. Quando enviamos um press-release para um jornal, por exemplo, o jornalista publica o que quiser, da forma que julgar mais apropriado. Já a propaganda é publicada mediante pagamento e é o cliente/agência quem publica da forma que achar mais conveniente. Simples assim.

É preciso dizer também que uma reportagem ou entrevista tem mais credibilidade do que um anúncio (propaganda). O espaço editorial não tem preço (pelo menos para os veículos sérios). Uma reportagem em um veículo sério leva consigo a credibilidade daquele veículo.

Já o anúncio não traz a credibilidade do veículo, pois o espaço foi comprado. Além disso, uma boa matéria ou entrevista em um veículo importante é capaz de alavancar negócios e trazer ganhos de imagem à empresa.

Posts anteriores
O que é assessoria de imprensa e quais os benefícios
Quem pode ter uma assessoria de imprensa

No próximo post: Como é o trabalho de assessoria de imprensa

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Por favor responda esta pergunta, como prevenção anti-spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres exibidos na imagem.