Dica da Happy Hour: e-mail marketing na PEGN de janeiro

 

A edição de janeiro da revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" publica uma matéria com 10 maneiras de se fazer marketing por e-mail eficiente. Entre os tópicos, acredito que o mais importante seja a relevância. Sem relevância, nada feito. Segue abaixo a matéria completa.

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10 maneiras de fazer um marketing eficiente por e-mail

Marina Vidigal

Com uma comunicação dirigida e total possibilidade de personalização, um e-mail marketing bem-feito oferece alta taxa de retorno e ágeis mecanismos para mensurar as investidas. "A ferramenta é valio sa para empreendedores, uma vez que os colo ca em pé de igualdade com as grandes empre sas", diz Rodrigo Almeida, sócio da empresa especializada em comunicação digital Dina mize. Mas é preciso atentar para a qualidade das ações.

Listamos a seguir dez dicas, incluindo, por exemplo, a relevância das mensagens. Marcelo Miyashita, consultor e professor de marketing, tem experiência em e-mail marke ting. Ele montou a Rede do Bem, uma comuni dade cooperativa para indicação de vagas de empregos, usada também para a divulgação de seus cursos e de ações sociais. Quinzenalmen te ele dispara e-mails para 4.300 alunos. "Co mo divulgo vagas de emprego, a rede é relevan te para os cadastrados, que fazem questão de manter seus e-mails atualizados."

1. INVISTA EM SUA BASE DE E-MAILS. De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. "Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabía mos nem o nome das pessoas", diz Maurício Renner, editor do site de tecnologia da informação Baguete. "Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consis tente de 8.700 assinantes."

2. ABRA UM CANAL PARA OPT-OUT. Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento - caso contrário, a sua empresa corre o risco de fi car associada ao desrespeito e à prática de spam.

3. ACERTE NA FREQUÊNCIA. A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo sema nais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.

4. SEJA RELEVANTE. Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver tribos bem distintas, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente rele vantes para quem recebe.

5. POSSIBILITE A TROCA. Não se restrinja a enviar men sagens. Apresente para o des tinatário um canal de aprofun damento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em si tes e blogs, disponibilize formu lários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.

6. DOSE O TAMANHO DOS ARQUIVOS. Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Ca so queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.

7. SEJA OBJETIVO. Tenha títulos e mensagens ob jetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens - você tem poucos segundos para atrair quem lê.

8. DRIBLE O ANTI-SPAM. Antes de liberadas pelos provedores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem pala vras ranqueadas em mecanismos específicos - se uma delas atin ge certa pontuação, é interpreta da como lixo. "Sexo", "Viagra" e links para o Orkut, por exemplo, alcançam muitos pontos. Em pe ríodos de programa Big Brother Brasil, "BBB" é um termo que também assusta. Antes de dispa rar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para en dereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo OK para o restante do grupo.

9. INVISTA NO ENVIO. Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo "doméstico" costuma ser barrado pelos provedores.

10. MENSURE OS RETORNOS. O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.

 

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