Uruguai x Argentina

O jogo desta quarta-feira à noite, entre Uruguai e Argentina, pelas eliminatórias da Copa de 2010, é um dos mais aguardados do ano. Afinal, se já não bastasse toda rivalidade entre as duas equipes, a partida vale uma vaga direta no Mundial. Juan Marchisio, meia argentino da Ponte Preta, mas com família uruguaia, foi personagem de uma grande matéria no Correio Popular nesta quarta. Além disso, participará do programa Século 21 Esporte, na TV Século 21. Confira abaixo a reportagem completa no Correio Popular, escrita pelo jornalista Paulo Santana.

Argentino da Ponte enfrenta pressão de família e amigos
Juan Marchísio, meia que nasceu em Buenos Aires, tem pais e irmãs uruguaios
Paulo Santana
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
santana@rac.com.br

Comparando com o que tem ouvido nos últimos dias por causa da complicada situação da Argentina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a rotina de fisioterapia até que não é tão ruim assim para o meia Juan Marchísio, que se recupera de uma cirurgia no joelho.

Depois de tanta gozação dos companheiros de clube na Ponte Preta, agora é a vez de encarar a torcida contra dos próprios pais e irmãs. Isto porque seus pais Ernesto e Nelly e as duas irmãs mais velhas são uruguaios e estarão torcendo contra os "hermanos" na decisiva partida que acontece hoje, em Montevidéu, valendo vaga na Copa da África do Sul.

"Nasci em Buenos Aires, sou argentino de alma e coração. Só que toda minha família é uruguaia. Meu pai se mudou para a Argentina por causa do seu trabalho", conta. Juan diz que em jogos normais seus parentes não são muito ligados em futebol.

Só que as coisas mudam de figura quando o assunto é Copa do Mundo. "Falei com eles e estão todos torcendo pelo Uruguai. Não vou arriscar placar porque quando falei que a Argentina ganharia do Brasil por 3 a 1, aconteceu exatamente o contrário. Agora, só digo que confio na conquista. Seja com vitória ou com empate. Torço pelo Uruguai que pode ganhar a vaga na repescagem" , diz. Juan nasceu na capital argentina, mas seus pais e irmãs são de Montevidéu.

A família se mudou para a Argentina há quase 30 anos por causa do trabalho de Ernesto, que é soldador de embarcações. "Hoje, eles continuam morando em Buenos Aires e torcem pelo meu sucesso no futebol brasileiro", disse. Há quatro anos, Argentina os Uruguai viveram situação semelhante. O Uruguai recebeu a então classificada Argentina precisando vencer para marcar presença no Mundial-2006. E ganhou por 1 a 0. Montevidéu e Buenos Aires são separadas pelo Rio de la Plata.

O Uruguai, campeão do mundo em 1930 e em 1950, procura a 11ª participação em Copas do Mundo. Nos últimos 45 anos, o melhor que os uruguaios conseguiram foi um quarto lugar, em 1970. A Argentina tem os mesmos dois títulos do vizinho, mas com uma grande diferença. A equipe foi campeã há bem menos tempo (1978 e 1986) e tem conquistado gradualmente seu espaço entre as mais poderosas do futebol mundial. A partida de hoje será a 198º entre Uruguai e Argentina.

A FRASE “Meu coração quase explodiu no jogo contra o Peru. Ainda mais quando acertaram o travessão no último minuto.”

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Por favor responda esta pergunta, como prevenção anti-spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres exibidos na imagem.