Campinas recebe exposição de Brecheret

Nesta sexta-feira (26 de junho), às 20h, o Instituto Futuro Cidadão (IFC) e a Fundação Escultor Victor Brecheret inauguram a exposição com obras do escultor. A mostra acontecerá no Antiquário Fakiani, no Galleria Shopping, em Campinas.

Leia o release: Campinas recebe exposição de Victor Brecheret

A exposição acontece até o dia 6 de julho. O espaço fica aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h. As esculturas serão vendidas e parte da renda arrecadada será repassada aos projetos sociais do IFC, braço social do Grupo GSN. Entre as obras expostas, Bailarina (abaixo), 70 cm, de bronze polido, de 1928.

Brecheret é o autor de Monumento às Bandeiras, construída em São Paulo, em uma praça em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa e ao Parque do Ibirapuera. A obra foi encomendada pelo governo do Estado em 1921.

Da Wikipedia: A escultura, em granito, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do quarto centenário de fundação da cidade no ano seguinte. A obra representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.

UPDATE - Clipping: a exposição foi destaque no Caderno C, caderno de cultura do jornal "Correio Popular", de Campinas, e ganhou matérias na TVB (SBT) e EPTV (Globo); além deles, os jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo" deram notas sobre a exposição. Veja o clipping.

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Por favor responda esta pergunta, como prevenção anti-spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres exibidos na imagem.