O culture book da Zappos

Há alguns dias, Ricardo Jordão, da Bizrevolution, falava de uma empresa chamada Zappos e seu “culture book”. O Ricardo disse que ouviu falar muito do livro e então teve a idéia de tuitar o CEO da empresa, Tony Hsieh, e simplesmente perguntar como conseguir o livro.

Decidi fazer o mesmo. Tuitei o Tony e ele, muito gentilmente, pediu-me para passar por e-mail meu endereço. Mandei o e-mail e, 5 dias depois, direto de Nevada, nos EUA, o livro chegou no Brasil. Fiquei impressionado - não só por terem enviado livro(e tão rápido), mas por terem mandado dois e-mails (da “equipe do Tony”) falando que eu gostaria muito do livro, indicando links e blogs da Zappos e pedindo meu feedback.

A Zappos é uma loja online de calçados e acessórios com base nos EUA. É reconhecida como uma das empresas com o melhor atendimento ao cliente do país. O livro é simplesmente sensacional: fala da empresa, de sua filosofia de atendimento ao cliente e traz depoimentos dos funcionários, que responderam à pergunta “O que é a Cultura Zappos?”.

No prefácio do livro, escrito pelo próprio Tony, há um texto bem bacana, que eu tento resumir aqui:
- Fundada em 1999, a Zappos cresceu numa taxa extraordinária;
- de $ 1.6 mi de faturamento anual para $ 1 bi ao final de 2008 (valor projetado);
- As pessoas perguntam como crescemos tão rápido e a resposta é simples. Alinhamos a organização ao redor de uma missão: prover o melhor serviço ao cliente possível;
- Compras online podem ser uma experiência assustadora, especialmente se você compra sapatos ou roupas. Na Zappos, acreditamos que se nós constantemente nos esforçarmos em prover a melhor experiência de compras online possível, então nossos clientes serão leais e comprarão de nós de novo e de novo;
- Melhor do que focar em maximizar lucros no curto prazo, preferimos focar em como podemos maximizar o serviço que oferecemos aos clientes. Internamente, chamados isso de filosofia “WOW”;
- Queremos que cada interação com cada cliente resulte no consumidor dizendo “WOW” - aí eles virarão consumidores para a vida toda;
- Isso também resulta em propaganda boca a boca para a gente, que significa que em vez de gastarmos muito dinheiro em marketing, podemos colocar o dinheiro melhorando a experiência do consumidor, e o ciclo continua;
- No longo prazo, queremos que as pessoas associem a Zappos com grande atendimento/serviço, e não com sapatos;
- Enquanto isso soa bem na teoria, o desafio de fazer tudo isso é focar toda a empresa em volta do ATENDIMENTO/SERVIÇO. Na Zappos, atendimento ao consumidor não é somente um departamento - é a empresa inteira;
- Internamente, temos um ditado: “Somos uma empresa de serviços que aconteceu de vender sapatos. E roupas. E bolsas. E acessórios. E eventualmente tudo e qualquer coisa.”;
- Para termos sucesso como uma empresa de serviço, precisamos criar, manter e fomentar uma cultura na qual os empregados queiram ser uma parte em prestar excelente atendimento;
- Sou perguntado muitas vezes qual é o maior ativo da empresa e a minha resposta é sempre a mesma: a CULTURA;
- Precisamos ter certeza de que eles (os funcionários) entendem e se tornem parte de nossa CULTURA;
- (que) Para mim, engloba muitos elementos diferentes. É sobre sempre procurar por novas maneiras de “WOW” cada um que entramos em contato. É sobre construir relacionamento onde tratamos uns aos outros como família. É sobre trabalho de equipe e ter diversão e não nos levarmos tão a sério. É sobre crescimento, tanto pessoal como profissional. É sobre alcançar o impossível com menos pessoas. É sobre franqueza, assumir riscos, e não ter medo de cometer erros. Mas, acima de tudo, é sobre ter fé de se fizermos a coisa certa, no longo prazo teremos sucesso e construiremos algo grande;
- Nossa cultura é baseada em dez valores essenciais:
1) Entregue o serviço WOW
2) Adote e incentive a mudança
3) Crie diversão e um pouco de esquisitice
4) Seja aventureiro, criativo e cabeça-aberta
5) Persiga o crescimento e o conhecimento
6) Construa relacionamentos abertos e honestos
7) Construa um time positivo e espírito de família
8) Faça mais com menos
9) Seja apaixonado e determinado
10) Seja humilde - Diferente de muitas empresas, cujos valores são apenas uma placa na parede, nossos valores essenciais representam muito em como contratamos, treinamos e desenvolvemos nossos funcionários;
- Na Zappos, em acréscimo à tentativa de WOW nossos clientes, nós também tentamos WOW nossos funcionários e os vendedores e os parceiros que trabalham conosco (e, no longo prazo, nossos investidores);
- Acreditamos que isso cria um ciclo virtuoso, e, em nossa visão, estamos fazendo do mundo um lugar melhor e melhorando a vida das pessoas;
- Claro que a Cultura Zappos significa diferentes coisas para diferentes pessoas, então eu pensei que o melhor jeito de mostrar às pessoas o que é a Cultura Zappos era perguntar diretamente a nossos funcionários.

Comentários

Carlos, ....and how about twitter. Rgds, Edu

Twitter? @happyhour_com!

Abraço,

Carlos

Carlos, Gustavo e Vânia, ainda que bem acompanhado (BBC News - Lucas Mendes, Folha.com...), cheguei com um ano de atraso no assunto Zappos, no meu Blog do Varejo que - ainda bem - afirmo sempre ser semi-amador. Mas, o melhor de tudo é chegar à este post do happyhourcom que, simplesmente, dá a volta em 360 sobre o assunto, e ainda entregou de bandeja os 10 hard core values. Como se diz no Goiás veio: bom demais da conta, sô. Vou acompanhar mais de perto o trabalho de Vcs, que já deu prá entender a qualidade. Abraços, Edu ps: quis twittar, mas não ví como... 2- tb sou fã do R Jordão

Fala, Eduardo! É sempre um prazer ver mais gente conhecer a história da Zappos!

Abraços,
Carlos

Carlos, bom dia! Navegando na web a procurar de informações sobre o livro "Culture Book" fiquei extasiado de felicidade ao deparar me com seu blog. Muito bom!!! "Foliei por cima" o blog, e logo estou aqui comentado principalmente sobre esse post da Zappos. Impressionante a história da empresa, de Tony. Fiquei feliz por você, inspirador em uma sexta-feira! Estou ancioso em ler esse livro, entender os modelos, conceitos, cultura, filosofia da empresa. É uma coisa que esta me matutando esses ultimos meses como profissional de TI, em relação a esse tema dentro das organizações. Foi um prazer, espero ver mais posts e artigos... =D Obrigado, Fábio Pessoa fabio.pessoa@hotmail.com http://fabiopessoafyi.blogspot.com

Valeu a visita e os comentários, Fábio. Ler o livro da Zappos foi muito legal.

Abraço!

Carlos

Carlos, A Zappos é realmente fantástica. Tanto essa experiência com o Culture Book quanto a entrevista que fiz com Tony comprovam o valor que eles entregam através do serviço. Vamos torcer para que em pouco tempo surjam no Brasil mais empresas que levam o bom atendimento tão a sério. Abraços!

Fantástico o "Culture Book"!! Parabéns pelo blog pessoal!! Abraços,

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